pandemia

VÍDEO: 132 idosas do Lar das Vovozinhas recebem a terceira dose contra a Covid-19

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

O dia foi de alegria para as 132 idosas do Lar das Vovozinhas. Nesta quarta-feira, as moradoras foram o primeiro grupo de Santa Maria a receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19. Com esse reforço na imunização, elas renovam a esperança de retomar a rotina de visitas de antes da pandemia.


Para as vovós e para os funcionários, a imunização traz mais segurança. Desde o ano passado, o Lar enfrentou alguns surtos de coronavírus. Mas, agora, não há mais nenhuma idosa contaminada com a Covid-19 nem com a suspeita da doença.

- Agora a situação é bem mais tranquila. Faz alguns meses que já não temos mais casos aqui. Isso é reflexo dos protocolos que seguimos, para evitar a exposição das vós, e também da vacinação de todas elas e dos funcionários - afirma a Josiele de Melo Appel, responsável técnica pelo Lar das Vovozinhas. 

Vacina para adolescentes sem comorbidades e reforço em idosos é distribuída

A dose de reforço aplicada foi a da Pfizer. Anteriormente, as idosas haviam recebido doses de CoronaVac: a primeira em 21 de janeiro e a segunda aplicação em fevereiro. Entre os idosos, é preciso respeitar um intervalo mínimo de seis meses entre a segunda e a terceira dose. 

SURTOS
Se hoje a situação é tranquila no Lar, nem sempre foi assim. A instituição enfrentou, entre o fim de janeiro e fevereiro, um surto de coronavírus, que fez com que as idosas e funcionários passassem por momentos de tensão e preocupação. Na época, foram 41 infectados e duas idosas morreram. 

 Ainda em setembro do ano passado, a Covid-19 também havia ultrapassado as medidas preventivas adotadas pelo Lar. Quatro idosas testaram positivo para o coronavírus e seis funcionários estavam afastados - ou com sintomas, ou com resultado positivo.

Durante a pandemia, a visitação tem sido restrita e há um cuidado rigoroso entre funcionários para evitar que o vírus atinja as idosas. 

DOSE REFORÇO EM SANTA MARIA (3ª DOSE)
Nesta sexta-feira, ocorre outra ação de terceira dose para os idosos com mais de 85 anos em cinco pontos de Santa Maria.

Sexta-feira, das 8h ao meio-dia

  • Para idosos de 85 anos ou mais que receberam a 2ª dose até 11 de março
  • O que levar: documento com foto, CPF e carteirinha de vacinação

Locais para pedestres:

  • Clube Dores - 800 doses
  • Associação Comunitária Tancredo Neves (Bairro Tancredo Neves) - 250 doses
  • Clube 21 de Abril (Bairro Itararé) - 250 doses

Para pessoas em veículos:

  • UFSM, em Camobi - 600 doses

Para pessoas em veículos e para pedestres

  • UBS Wilson Paulo Noal (Rua Reinaldo Manoel Guidolin, 130, Bairro Camobi) - 250 doses

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Maria recebe 3,8 mil doses para reforço e adolescentes

Próximo

Vacina para adolescentes sem comorbidades e reforço em idosos é distribuída

Saúde